A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promulgou, nesta quinta-feira, 13, a concessão do título de cidadão honorário de Brasília ao professor doutor cearense Teodoro Silva Santos, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 379, de 2025, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, afirma reconhecer a notável trajetória de vida e serviço público do ministro, marcada pela superação pessoal e dedicação à Justiça.
Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos trilhou uma carreira de superação e excelência. De origem humilde, iniciou sua jornada no serviço público como policial civil, tornando-se delegado, promotor de Justiça e desembargador. Em 2023, foi nomeado Ministro do STJ, após aprovação pelo Senado Federal, coroando uma trajetória exemplar construída sobre mérito e integridade.
Radicado em Brasília, o Ministro também se destaca na área acadêmica como professor de Direito na Unieuro, sendo autor de obras e estudos voltados à ética pública, imparcialidade judicial e direitos fundamentais — temas centrais na consolidação do Estado Democrático de Direito.
Para o autor da homenagem, deputado Ricardo Vale, o reconhecimento é uma forma de expressar a gratidão da capital a um exemplo de servidor público e cidadão comprometido com o bem comum:
“O Ministro Teodoro Silva Santos é um exemplo de como a educação e o trabalho transformam realidades. Sua trajetória inspira não apenas os profissionais do Direito, mas todos aqueles que acreditam em um serviço público ético, humano e comprometido com a sociedade”, destacou o parlamentar.





