O advogado Ricardo Bacelar, com mais de duas décadas de serviços prestados à Ordem dos Advogados do Brasil, foi nomeado vice-presidente da Comissão de Cultura da OAB Federal pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, pelo Coordenador das Comissões, Rafael Horn, com indicação do presidente da OAB do Amapá, Israel da Graça e do Conselheiro Federal Valdetário Andrade Monteiro.
Em sua trajetória na Ordem, Bacelar já exerceu a Vice-Presidência da OAB Ceará, foi conselheiro federal e estadual, e presidiu importantes comissões na OAB Federal como as de Cultura, Propriedade Intelectual e Defesa da República e da Democracia, além de ter atuado como secretário-geral adjunto e corregedor. É mestre em Direito e Cônsul da Bélgica.
Agora, de volta às trincheiras institucionais, ele se dedicará especialmente aos temas ligados à cultura, à propriedade intelectual, aos direitos autorais e aos novos desafios trazidos pela inteligência artificial. A nomeação reforça a confiança depositada em sua experiência de muitos anos e no seu compromisso com a advocacia e a OAB.