O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir, nos dias 4 e 5 de setembro, representantes de órgãos públicos, empresas e sociedade civil no 1.º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos, que acontecerá na sede do CNJ, em Brasília. O evento celebra o primeiro ano em que a Política Judiciária promove a articulação entre os tribunais e as entidades parceiras para oferecer recursos para adolescentes e jovens em situação de acolhimento e egressos do sistema de proteção.
Segundo informações do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), são 34.560 meninos e meninas em acolhimento atualmente. Desses, 4.894 têm acima de 14 anos e mais de 5,1 mil são maiores de 16 anos. Os que permanecem em acolhimento institucional até completarem 18 anos de idade têm dificuldades para se estabelecer na vida adulta.
Durante o 1.º Encontro Nacional do PNC, os rapazes e as moças que passaram por essas instituições devem compartilhar desafios e oportunidades para quem vive nesse contexto. Também devem participar do encontro os representantes das seis empresas que assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o CNJ — Banco do Brasil, Sest/Senat, Valle, Petrobras, Correios e Eletrobras.
Confira a programação completa.
Serviço:
1.º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos (PNC)
Data: 4 e 5 de setembro de 2025
Local: Sede do CNJ e Sest Senat
Fonte: CNJ