Solenidade de posse ocorreu na Seção Judiciária do Ceará
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Roberto Machado, conduziu, nesta sexta-feira (12/09), na sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), a cerimônia de posse de três novos juízes federais titulares da 5ª Região.
Assumiram os cargos a juíza federal Heloísa Silva de Melo, promovida por antiguidade para a 29ª Vara Federal no Ceará, e os juízes federais José Flávio Fonseca de Oliveira (19ª Vara Federal no Ceará) e Jaime Travassos Sarinho (20ª Vara Federal em Pernambuco), ambos promovidos por merecimento.
Machado parabenizou os novos titulares e destacou a dedicação de todos à carreira pública. Ele relembrou sua trajetória de 54 anos no Judiciário e defendeu a importância da estabilidade democrática e da atuação do Judiciário. O presidente do TRF5 afirmou que a posse simboliza a continuidade de uma Justiça Federal fortalecida, comprometida com a cidadania e com a democracia: “Eu conheço a história de vocês e a dedicação ao serviço público e a uma prestação de gabarito. E é isso que a Justiça Federal tem feito historicamente. Eu me sinto honrado em fazer parte dessa instituição. Parabéns a Heloísa, José Flávio e Jaime, vocês têm uma grande carreira pela frente”, concluiu.
Em discurso feito em nome dos empossados, Heloísa ressaltou a responsabilidade inerente à magistratura e defendeu uma Justiça próxima, célere e eficiente, capaz de compreender as histórias por trás de cada processo. Ela compartilhou sua experiência de conciliar maternidade e carreira, destacando o apoio do Tribunal na realização da cerimônia em Fortaleza, gesto que considerou um reconhecimento institucional da diversidade de trajetórias e da pluralidade de histórias de vida.
“Estou ainda em licença, com Caetano e Liz presentes ao lado da minha esposa Hortência, celebrando não apenas uma conquista, mas a possibilidade de exercer a magistratura com dignidade, sem abrir mão da maternidade e da representatividade. Agradeço ao Tribunal, na pessoa do presidente Roberto Machado, por compreender minhas atuais circunstâncias e permitir que esta solenidade ocorresse em Fortaleza, e não em Recife, como tradicionalmente acontece. Esse gesto é mais do que uma adequação logística; é o reconhecimento da complexidade que envolve conciliar a vida pessoal com o exercício da função pública. E é também um sinal de que a Justiça que aplicamos pode e deve começar dentro das nossas próprias instituições. Estar aqui com minha família, minha esposa e nossos filhos é um motivo de imenso orgulho. Para famílias como a nossa, essa presença é um símbolo de resistência, de afeto e de pertencimento. É, também, um gesto de afirmação de que é possível ocupar espaços institucionais sem apagar quem somos, sem esconder nossas histórias”, destacou.
A magistrada também prestou homenagem à juíza federal Débora Aguiar da Silva Santos, que nomeia a Sala de Sessões onde ocorreu a solenidade de posse. Para ela, a colega representa inspiração pela coragem, pela origem humilde e pelo exemplo de como a educação pode transformar vidas.
Fonte: TRF5